quinta-feira, 9 de julho de 2009

M. Aboard !! (a fucking miracle)

Logo que completamos uns 2 anos, nossos pais nos colocam na escola. Não temos a mínima noção que é ali que passaremos a maior parte de nossas vidas. É ali onde nossas vidas começam: brincadeiras, doenças, o primeiro beijo, o primeiro namorado, o primeiro amigo... são lições. É ali que aprenderemos tudo de mais importante, não só em sala de aula, mas num geral. Aprendemos a nos virar, a nos defender, a escolher companhias e entre estas encontrar amigos. Aprendemos novas expressões (muitas impróprias), aprendemos com nossas companhias coisas que os professores nunca nos dirão. Aprendemos a levantar depois de cair, aprendemos a amar, a conviver. Aprendemos a SER.
Lá pela sétima, oitava série, começamos a nos questionar no meio daquelas eternas aulas de quimica : "Pra que aprendo isso?", "O que porra eu estou fazendo aqui?". E tudo que mais queremos é que acabe logo. Não a aula, ou o dia, nem mesmo o ano. Mas toda a vida escolar. Não vemos a hora de terminar logo o 3° ano e sair logo dali. Danem-se colegas, danem-se professores, dane-se tudo!! A partir do segundo semestre do segundo ano esse pensamento muda quase 70%. Digo isso tudo porque foi o que aconteceu comigo.
Hoje estou no 3° ano e tenho a sensação de que está tudo diferente. Sei que vou sentir falta daqueles professores, daquelas salas de aula. Dos colegas, dos amigos, dos irmãos,dos desafios. Das brigas, dos namoros, da gritaria, das brincadeiras. Ano que vem será tudo diferente, um desconhecido em nosso futuro próximo. Perguntas como "onde estarei próximo ano?", "o que vou fazer?", "com quem estarei?" nos assombram cada vez mais.
Estudo na mesma turma desde a minha sétima série, e mantenho os mesmos amigos desde então. São cinco anos de convivência com as mesmas pessoas, cinco anos de AMIZADE. Alguns saíram, e pode ter certeza: fazem muita falta. Vários também entraram, se identificaram com certo grupo de pessoas e se aproximaram deste. Foi o que nos aconteceu nos últimos cinco anos. Nosso grupo de amigos vai aumentando e acabamos nos apegando demais a eles.
É apavorante pensar que num piscar de olhos aquelas pessoas com quem convivi diariamente todo esse tempo não estarão mais ali. Cada um tomará seu rumo, seguirá sua vida.
Aprendemos a conviver com as características de cada um ali: o mais quieto, o mais agitado, o mais inteligente, o mais esperto, o mais estudioso, o mais palhaço, o mais criativo, o mais irritante, o mais irritado, o mais sacana, o mais alegre, o mais otimista, o mais pessimista, o mais puto, o mais sem noção, o mais tarado, o mais rebelde, o mais sexólogo, o mais idiota... todos eles, cada um com seu jeito peculiar.
A todos meu muito obrigada! Obrigada por aguentar meu mau humor, minhas risadas fora de hora, minhas brincadeiras, minhas piadas, minha insegurança, meu pessimismo, minhas reclamações, minhas músicas, meu choro, meu sono, meu barulho, meu silêncio... tudo isso por cinco anos. Muito obrigada a todos! Não sei o que seria hoje se não fosse por vocês.
Desde janeiro, quando comecei meu terceiro ano, só penso uma coisa, e sei que muitos pensam igual: "Vamos fazer desse último ano o melhor de nossas vidas! Vamos aproveitar ao máximo cada momento e botar essa porra pra funcionar!! Espero que esse momento não acabe... jamais"



texto de minha autoria, 07/07/09

1 Comment:

  1. Anônimo said...
    Eu também tenho saudades do ensino médio, pelo menos daquele tempo vital em que não se assistia aula ;~~

Post a Comment